Casa quemera palco de grandes conquistas
O Estádio Tomás Adolfo Ducó, conhecido como El Palacio, é a casa do Club Atlético Huracán. Localizado no bairro de Parque Patricios, conta uma capacidade de 48.314 espectadores.
Cenário de filme
Foi cenário da famosa cena de El secreto de sus ojos, filme argentino que faturou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2010, onde um jogo entre Huracán e o Racing é usado como pano de fundo para uma operação policial.
Cinco minutos e quarenta segundos. É o tempo de uma única tomada do filme argentino “O Segredo dos Seus Olhos” entre um voo rasante pelo El Palacio, em Buenos Aires, durante uma partida de futebol até uma perseguição pelas dependências do estádio protagonizada pelo ator Ricardo Darín, uma das grandes estrelas do cinema latino-americano.
Vencedor de Óscar
Vencedora do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro na premiação de 2010, a obra levou o sucesso também para a casa do Huracán, no bairro de Parque Patricios, periferia da capital portenha. À época, o jornal espanhol Marca fez uma reportagem contando sobre a paixão por futebol do diretor do filme, Juan Campanella, e do escritor do livro que lhe deu origem, Eduardo Sacheri, um torcedor do Independiente e outro do maior rival, o Racing. “A solução foi gravar no estádio do Huracán, que é um dos mais lindos de Buenos Aires”, comentou Campanella à época.
O clube, obviamente, foi beneficiado pela fama repentina. No final do ano passado, a prefeitura de Buenos Aires passou a oferecer um tour por alguns dos estádios mais famosos da cidade – entre eles, La Bombonera, do Boca Juniors, Monumental de Núñez, do River Plate, e, claro, El Palacio. Antes, em abril de 2016, o Google incluiu a casa do Huracán no Street View, seu serviço de visualização em 360º disponível online. Com ele, é possível passear pelas arquibancadas e até no gramado como se estivesse lá dentro.
Enfim, o clube também teve um aumento no número de visitantes: desde que “O Segredo dos Seus Olhos” ganhou o prêmio máximo do cinema mundial, milhares de turistas em Buenos Aires se deslocam até Parque Patrícios para conhecer o estádio. “Brasileiros começaram a aparecer aqui perguntando sobre o local exato da gravação, a arquibancada ‘popular visitante’. Campanella deixou algo bom aqui”, conta a secretária do estádio, Myriam Santillan.
Patrimônio da cidade de Buenos Aires
Escolhido para diversos outros eventos importantes (sediou o primeiro grande show da lendária banda argentina Los Redondos, em 1993, e um dos maiores comícios políticos da ex-presidente do país, Cristina Kirchner, em 2011, além de diversas gravações de outros filmes, telenovelas e peças publicitárias), o estádio é famoso também por sua beleza: inaugurado em 1947 e tocado pela mesma equipe que projetou a Casa da Moeda, também em Buenos Aires, ele possui uma fachada clássica que lembra a Casa Branca, sede do governo estadunidense. Em 2007, foi declarado Patrimônio Histórico da capital argentina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário